Liberdade

Direção: Pedro Nishi e Vinicius Silva
Documentário, 25 min, 2018, SP, livre
Elenco: Cristina Sano, Aboubacar Sidibe e Mamadou Yaya Sow

 

Abou é um artista guineense que vive com outros imigrantes africanos em uma pensão no bairro da Liberdade em São Paulo. Entre eles, vive Satsuke, uma mulher japonesa misteriosa que parece estar na casa a muitas décadas. Sow, um jovem guineense, está tentando chegar na casa para começar uma vida no Brasil, mas fica preso na imigração no aeroporto. Vidas estrangeiras habitam o bairro da Liberdade, um lugar de passado sombrio.

 

Pedro Nishi, 1991, São Paulo. Formou-se em Cinema na ECA-USP, em 2018. Seu primeiro filme, Retratos para você (2017), foi exibido em diversos festivais, recebeu o Prêmio Revelação no 28º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Tempo de ir, tempo de voltar (2018), seu filme de graduação, está circulando em festivais. Liberdade, codirigido com Vinícius Sila, é seu terceiro curta.

 

Vinícius Silva, graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2017, estreou como diretor com o curta-metragem DEUS (2016), filme híbrido entre documentário e ficção, produzido como trabalho prático de conclusão de curso. O curta foi realizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo e teve repercussão nacional. Com estreia internacional no Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires, o curta recebeu em 2017 o prêmio de melhor filme no Festival Janela Internacional de Cinema de Recife, entre outros prêmios. Ao final de 2017 o curta integrou mostras e listas de melhores filmes do ano, como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e a mostra Projeções 2017, realizada pelo Instituto Moreira Salles. DEUS recebeu o prêmio Canal Brasil no Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro. No momento, Vinícius continua como cineasta independente trabalhando em projetos como roteirista, diretor e assistente de direção – função que executou recentemente no longa Eleições, de Alice Riff.


FICHA TÉCNICA

Assistente de direção: Francisco Miguez
Produção: João Pedro Bim

Assistente de Produção: Bia Hong
Roteiro: Pedro Nishi e Vinícius Silva
Direção de fotografia: Lucas Silva Campos
Assistente de câmera: Daniel Martinez, Isabel Beitler e Maria Clara Guiral
Operação de som: Rafael Leite
Chefe de maquinária e elétrica: Henrique Godoy e Klaus Oti
Assistente técnico: Victoria Negreiros
Trilha sonora: Aboubacar Sidibe
Mixagem: Ricardo Zollner
Montagem: Mariana Moraes e Victor Miaciro
Arte, figurino e make up: Glaucia Tiemi
Apoio financeiro: Associação Cultural Kinoforum, Petrobrás

Mostra: Competitiva - Curta