Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília

 

 

 

 

 

4º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília

 

O Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília é uma ação da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas/CANAL E, que tem como missão, implementar a linguagem audiovisual na educação, promover a formação e o letramento audiovisual, estimular a produção autoral e o protagonismo dos estudantes da rede pública de ensino. Ação essa que visa colocar os estudantes das escolas públicas do Distrito Federal como protagonistas de suas histórias em um dos eventos de maior importância para o cinema nacional, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

            Trata-se de uma ação conjunta da Subsecretaria de Educação Básica, da Coordenação de Políticas Educacionais Transversais, da Diretoria de Mídias e Conteúdos Digitais e da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas / Canal E – da SEEDF - e da Subsecretaria de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural e da Coordenação de Audiovisual da SECULT.

            Este ano o festival tem como homenageada a Professora Doutora Laura Maria Coutinho que dedicou muitos anos de sua vida à formação audiovisual no contexto pedagógico. Ela atuou na área de educação, cinema, arte e cultura. Desenvolveu pesquisas com a utilização de filmes e linguagem cinematográfica. Quando atuou na secretaria, foi uma das pioneiras e grande incentivadora na implementação do Canal E, aproximando a universidade à educação básica. Vale a pena conferir o vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=hAx_hltzlO8&list=PLOjcGr01zuZgZM-CP_SvOHTWMirnuVTSr

 

            O Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília tem por finalidade revelar, reconhecer e afirmar a produção artística e criativa dos estudantes por meio da linguagem audiovisual, além de promover o intercâmbio no âmbito do Cinema.

            Voltado para um público de aproximadamente 250 mil estudantes da rede pública de ensino do DF que estão matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino profissionalizante e Educação de Jovens e adultos. Dentre os principais objetivos estão dar visibilidade à produção audiovisual desses estudantes; promover a formação e o intercâmbio dos (as) professores (as) mediadores (as); e contribuir com a formação do público de cinema na cidade.

            O Festival tem uma temática livre, porém em todas as edições também é trabalhado um tema específico que fomente entre os estudantes o debate no ambiente escolar. Nessa 4ª edição, o tema não poderia ser mais atual: “O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”. O Festival, com isso, enseja abordar as seguintes reflexões: a origem da corrupção; as questões culturais; atitudes que representam pequenas corrupções no dia a dia e a compreensão sobre corrupção; propor soluções para acabar com todo e qualquer tipo de corrupção; instigar transformações a respeito do indivíduo em sociedade; proporcionar sentimentos de cidadania e pertencimento à sociedade, ao povo e à nação.

            A 4ª edição do Festival ocupa mais uma vez, com os estudantes, o Cine Brasília. As mostras e cerimônia de premiação acontecem durante o 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No dia 17 de setembro de 2018, serão exibidos os 15 filmes selecionados dos estudantes do Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos. No dia 18 de setembro de 2018, os 15 filmes selecionados dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

            A produção autoral dos estudantes é acompanhada na escola sempre por um(a) professor(a) mediador(a). Os curtas em formato digital deverão ter no máximo 5 minutos de duração e poderão ser usados quaisquer equipamentos para a captação das filmagens, como: celular, câmera digital e filmadora. As produções selecionadas de cada modalidade concorrerão a nove categorias: melhor filme, melhor roteiro, melhor direção, melhor fotografia, melhor montagem, melhor ator, melhor atriz, melhor abordagem do tema e melhor filme escolhido pelo júri popular.

A Comissão Julgadora é composta por professores artistas e cineastas de Brasília que escolherá 15 (quinze) filmes de cada nível/modalidade para exibição e premiação.

Vale destacar que o Regulamento do concurso e demais documentos podem ser acessados no site oficial do Festival: www.educacao.df.gov.br/festcurtas.

As inscrições foram realizadas entre os dias 10 de julho e 13 de agosto de 2018, também pelo site oficial do Festival.

 

TEASER 2018

 

https://www.youtube.com/watch?v=igJt453X5sQ

 

Serviço:

Exibição e premiação das produções fílmicas:

17/09 - Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos.

18/09 - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental,

Horário: das 9 às 12h

Local: Cine Brasília (106/107 sul)

 

site:  www.educacao.df.gov.br/festcurtas

e-mail: festivaldecurtas@edu.se.df.gov.br

Informações : 3901-6917

 

DICAS DE VÍDEOS

Vídeo produzido por alunos do Cef 209 de Santa Maria com orientação do Professor Genilson Dias.

Smile – Dicas de como participar do Festival

 

Fique atento ao Tira Dúvidas do Rebert Rixers: Aqui você vai encontrar dicas valiosas sobre o edital e de como produzir seu curta com qualidade.

Rebert responde 1

Rebert responde 2

Rebert responde 3

Rebert responde 4

Rebert responde 5

 

Quer melhorar a captação de áudio dos seus videos?

Tutorial: Como transformar um fone de ouvido em um microfone de lapela

 

Ainda produzindo seus videos para participar do 4º Festival? Quer aprender um pouco mais ?Encontrar dicas de como criar, editar e finalizar seus videos?

Então conheça o aplicativo “Produção de Vídeo Estudantil” e se aventure !! É mais uma ferramenta para promover educação e cultura.”

Para maiores informações, você também pode acessar o site https://wp.ufpel.edu.br/producaodevideo/

 

Você já conhece o aplicativo para celular “Produção de vídeo Estudantil”? Nele você encontra diversos tutoriais de produção de vídeo no contexto escolar. Baixe na Play Store o aplicativo para Androyd e confira quanta dica legal.