Formativas / Oficinas

Voltar

PRÊMIO MARCO ANTÔNIO GUIMARÃES

a definir a definir

Composição do Júri e escolha do filme que melhor apresentar material de pesquisa do cinema brasileiro – escolhido dentre os constantes da programação do Festival (longa-metragem ou curta-metragem).  Tentaremos escolher um terceiro membro do Júri que já esteja em Brasília para outros eventos, a fim de reduzir custos.

Painel CPCB, com Myrna Silveira Brandão

a definir a definir

Painel sobre o centenário do diretor Watson Macedo, precedido pela exibição do longa-metragem Aviso aos navegantes (1950), dirigido por ele e o primeiro filme restaurado pelo Programa de Preservação do Centro. Um clássico da chanchada estrelado por Oscarito e Grande Otelo, entre outros nomes de destaque do cinema brasileiro do período.

Em 2019, o Prêmio Marco Antônio Guimarães, criado pelo CPCB, chega em sua 23ª edição. O prêmio é conferido ao filme – eleito entre os longas e curtas metragens do festival – que melhor utilizar material de pesquisa do cinema brasileiro.
 

PRÁTICAS DE REALIZAÇÃO EM VR, com Fabiano Mixo e Leonardo Souza

de 27 a 30/11, das 14h às 19h Recanto das Emas | IFB | Avenida Monjolo, Chácara 22, Núcleo Rural Monjolo, 620, 100 - 72

O curso apresenta técnicas de realização para filmes em realidade virtual, passando pelas etapas de pré-produção, produção e pós-produção. O objetivo é apresentar os conceitos fundamentais e as possibilidades da narrativa em 360°, com conceitos, técnicas e estudos de caso.

SUPERVISÃO DE PÓS-PRODUÇÃO, com Marcelo “Sica” Siqueira

de 28 e 29/11, das 14h às 17h IESB - Campus Asa Sul

Todas as etapas, da pré-produção até a entrega, voltadas para TV e cinema, além das etapas de desenho e produção de efeitos visuais, técnicas de criação e afins.

ARTE DE FAZER PRODUÇÃO, com Wellington Pingo

de 27/11 a 1º/12, das 14h às 18h IESB - Campus Asa Sul

A oficina aborda a importância e a necessidade de um produtor qualificado em uma realização audiovisual, tendo como objetivo principal esclarecer e ampliar o conhecimento do público sobre a relação técnica do produtor e o projeto audiovisual no qual está envolvido. Requisito: experiência em audiovisual.

FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS, com Ricardo Pinelli e André Lavenère

de 26/11 a 29/11, das 14h às 18h São Sebastião | Centro de Ensino Médio São Francisco – Chicão | Quadra 17, Lote 100, bairro São Francisco

Apresentar aos alunos o uso da luz e da fotografia cinematográfica, além de elementos cênicos que fazem parte desse contexto: os principais instrumentos utilizados, composição fotográfica e como utilizar esse conhecimento em função do tempo e da dramaturgia em audiovisual.

ASSISTENTE DE DIREÇÃO, com Luciana Baptista

dias 23 e 24/11, das 14h às 18h IESB - Campus Asa Sul

O ofício e as atribuições do assistente de direção em filme ou série, passando por todas as etapas de um projeto audiovisual (preparação, pré-produção e filmagem), a análise técnica do roteiro, o histórico e o atual mercado de trabalho para a categoria.

O SOM EM CENA, com Beto Strada

de 22 a 26/11, das 14h às 18h Ceilândia | SESC Ceilândia | QNN 27, lote B, Ceilândia Norte

A oficina tem como objetivo oferecer conhecimentos sobre trilhas sonoras, abordando músicas, compositores, técnicas e linguagens desse universo, além do processo de dublagem e parte mais criativa e curiosa da oficina, que é a sessão de foley. Público-alvo: interessados em som para audiovisual.