Composição do Júri e escolha do filme que melhor apresentar material de pesquisa do cinema brasileiro – escolhido dentre os constantes da programação do Festival (longa-metragem ou curta-metragem). Tentaremos escolher um terceiro membro do Júri que já esteja em Brasília para outros eventos, a fim de reduzir custos.
Painel sobre o centenário do diretor Watson Macedo, precedido pela exibição do longa-metragem Aviso aos navegantes (1950), dirigido por ele e o primeiro filme restaurado pelo Programa de Preservação do Centro. Um clássico da chanchada estrelado por Oscarito e Grande Otelo, entre outros nomes de destaque do cinema brasileiro do período.
Em 2019, o Prêmio Marco Antônio Guimarães, criado pelo CPCB, chega em sua 23ª edição. O prêmio é conferido ao filme – eleito entre os longas e curtas metragens do festival – que melhor utilizar material de pesquisa do cinema brasileiro.
O curso apresenta técnicas de realização para filmes em realidade virtual, passando pelas etapas de pré-produção, produção e pós-produção. O objetivo é apresentar os conceitos fundamentais e as possibilidades da narrativa em 360°, com conceitos, técnicas e estudos de caso.
Todas as etapas, da pré-produção até a entrega, voltadas para TV e cinema, além das etapas de desenho e produção de efeitos visuais, técnicas de criação e afins.
A oficina aborda a importância e a necessidade de um produtor qualificado em uma realização audiovisual, tendo como objetivo principal esclarecer e ampliar o conhecimento do público sobre a relação técnica do produtor e o projeto audiovisual no qual está envolvido. Requisito: experiência em audiovisual.
Apresentar aos alunos o uso da luz e da fotografia cinematográfica, além de elementos cênicos que fazem parte desse contexto: os principais instrumentos utilizados, composição fotográfica e como utilizar esse conhecimento em função do tempo e da dramaturgia em audiovisual.
O ofício e as atribuições do assistente de direção em filme ou série, passando por todas as etapas de um projeto audiovisual (preparação, pré-produção e filmagem), a análise técnica do roteiro, o histórico e o atual mercado de trabalho para a categoria.
A oficina tem como objetivo oferecer conhecimentos sobre trilhas sonoras, abordando músicas, compositores, técnicas e linguagens desse universo, além do processo de dublagem e parte mais criativa e curiosa da oficina, que é a sessão de foley. Público-alvo: interessados em som para audiovisual.