MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS

Dirigido por Thaís Borges
Classificação indicativa: Livre
Ano de Conclusão: 2019

73 minutos
Documentário
DF

Legendagem, audiodescrição e Libras

Thaís Borges
Diretor

Contato com os Realizadores

Puksar Filmes: thais@puksarfilmes.com.br / (61) 98151-9626

O tempo que resta

Duas mulheres da Amazônia brasileira, duas histórias. Uma rompeu com as relações de dependência impostas pelas milícias madeireiras. A outra levantou a voz contra o agronegócio e a mineração que se expandem floresta adentro. Agora, Maria Ivete Bastos e Osvalinda Marcelino Pereira estão marcadas para morrer. Seus cotidianos são um retrato da resistência de outros tantos trabalhadores rurais e ribeirinhos amazônicos, gente que precisa da floresta em pé para sobreviver. Contra a fragilidade de seus corpos adoecidos e contra as ameaças que lhes roubam a liberdade, Ivete e Osvalinda reagem no tempo que resta.

Sobre o Diretor

Thaís Borges é formada em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Estudou Documentário, Roteiro e Montagem na Escola Internacional de Cinema e TV, em Cuba. O tempo que resta é seu primeiro documentário longa-metragem. Antes, produziu e dirigiu o Doctv Calins – com um prêmio do edital Rumos, do Itaú Cultural – e os curtas O chão que eu piso – realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF – e El rey del pueblo – esse último exibido nos festivais de Havana, Entretodos e Cinesul. Além de atuar como roteirista e diretora em projetos audiovisuais, Thaís é jornalista independente e sócia-diretora da Puksar Filmes.

Elenco Principal

Maria Ivete Bastos e Osvalinda Marcelino Pereira

Ficha Técnica

Empresa produtora: Puksar Filmes; Produção executiva: Talita Dias; Direção de produção: Walter Guimarães; Roteiro: Thaís Borges; Direção de fotografia: Mayangdi Inzaulgarat; Operação de câmera: Walter Guimarães; Assistente de câmera: Thaís Borges; Operação de som: Amílson Lessa; Trilha sonora: Túlio Borges; Mixagem: Ricardo Ponte; Montagem: Marília Clara Albuquerque, Thaís Borges e Alê Paiva; Coprodução: GloboNews e Globo Filmes


+ MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS