MOSTRA PARALELA - TERRITÓRIO BRASIL

Dirigido por Jorane Castro
Classificação indicativa: Livre
Ano de Conclusão: 2019

75 minutos
Documentário
PA
Jorane Castro
Diretor

Contato com os Realizadores

Cabocla Filmes: contato@cabocla.org / (91) 3249-5765

Mestre Cupijó e Seu Ritmo

O documentário nasceu do desejo de apresentar um dos maiores mestres da música tradicional paraense: Joaquim Maria Dias de Castro, mais conhecido como Mestre Cupijó. Na região do Baixo Tocantins, uma das mais ricas musicalmente da Amazônia, Mestre Cupijó buscou inspiração em ritmos tradicionais para suas composições, como o siriá, o bangüê, ou ainda em outras referências, como o mambo. É também considerado um dos precursores da música instrumental dançante no Pará.
 

Sobre o Diretor

Jorane Castro nasceu em Belém, é roteirista e diretora formada pela Universidade de Paris 8 (França) e estudou Roteiro na EICTV (Cuba). Professora do Bacharelado de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Pará, realiza suas produções na Amazônia. Dirigiu mais de 20 filmes, entre documentários e ficções, que conseguiram destaque em festivais internacionais. Seu primeiro longa é Para ter onde ir (2018). Prepara dois novos longas-metragens, Terruá Pará (documentário) e A herança (ficção).
 

Elenco Principal

Mestre Cupijó
 

Ficha Técnica

Empresa produtora: Cabocla Filmes; Direção de produção: Laíra Mineura; Roteiro: Jorane Castro; Direção de fotografia: Emanoel Loureiro e Neto Dias; Operação de câmera: Emanoel Franklin e Neto Dias; Assistente de câmera: Lauro Lopes; Operação de som: Davi Paes Figueiredo e Emanoel Franklin; Trilha sonora: Mestre Cupijó e Seu Ritmo, Baile do Mestre Cupijó; Mixagem: Assis Figueiredo; Montagem: Juliana Guanais; Distribuição: Cabocla Filmes
 


+ MOSTRA PARALELA - TERRITÓRIO BRASIL