MOSTRA PARALELA - TERRITÓRIO BRASIL

Dirigido por Wolney Oliveira
Classificação indicativa: Livre
Ano de Conclusão: 2019

93 minutos
Documentário
CE
Wolney Oliveira
Diretor

Contato com os Realizadores

Wolney Oliveira: wolneymo@gmail.com

Soldados da borracha

O documentário resgata a saga de cerca de 60 mil brasileiros, enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, em mirabolante plano para extrair látex, material estratégico imprescindível para a vitória dos Aliados. As promessas de volta para casa como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares nunca se cumpriram. Centenas deles, hoje com idade avançada e em situação de pobreza, esperam o dia do reconhecimento oficial.
 

Sobre o Diretor

Wolney Oliveira é cearense de Fortaleza. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará e em Cinema pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, Cuba (EICTV). Dirigiu e produziu os longas Milagre em Juazeiro (1999), A ilha da morte (2005) e Os últimos cangaceiros (2011). Seu longa mais recente, Soldados da borracha, recebeu o prêmio de Melhor Documentário pela Associação Brasileira de Documentaristas de São Paulo no festival É Tudo Verdade 2019.
 

Ficha Técnica

Empresa produtora: Bucanero Filmes e Corte Seco Filmes; Produção executiva: Margarita Hernández e Wolney Oliveira; Direção de produção e roteiro: Wolney Oliveira; Direção de fotografia e operação de câmera: Eusélio Gadelha, Juarez Pavelak, Joe Pimentel e Rogério Resende; Operação de som: José Moreau Louzeiro, Fernando Cavalcante e Lênio Oliveira; Assistente de som: Leo Oliveira; Trilha sonora: DJ Dolores; Mixagem: Bruno Poubel; Montagem: Leyda Nápoles e Mair Tavares; Distribuição: Fênix Distribuidora
 


+ MOSTRA PARALELA - TERRITÓRIO BRASIL